Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
Esporte local

JOJUPS: Telêmaco dá o troco em Foz do Iguaçu e é Tricampeão no Futsal feminino

Publicada em 29/09/19 às 09:53h - 4351 visualizações

por Samuel Carneiro


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Telêmaco Borba deu o troco e goleou Foz do Iguaçu por 7  a 1, vigando-se da derrota sofrida na estreia para Foz do Iguaçu por 3 a 2 pagando com juros e correções numa vitória que ainda valeu o título do futsal feminino da Fase final Divisão A dos 32º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) que encerra-se neste domingo (29), em Londrina. Esta é a terceira vez que Telêmaco sagra-se campeã na modalidade neste naipe.

A partida aconteceu nesta manhã no ginásio da Unopar Krotan e as telemacoborbenses sairam na frente no primeiro tempo ganhando das iguaçuenses por 1 a 0, gol de Maria Eduarda aos 18min13.

No segundo tempo, as representantes dos Campos Gerais botaram na roda as meninas da Terra das Cataratas e gradativamente foram construindo a goleada. Logo aos 1min50 Suelyn fez o segundo; aos 2min23 Ana Carolina marcaria o terceiro e 6min02, Geovana faria o quarto. O time comandado pelo professor Anderson Valério estava impossível em quadra e queria mais: aos 12min50 Izabelly elevaria o placar para 5 a 0 e aos 14min21, Maria Eduardo balançaria novamente as redes assinalando o sexto gol do time e segundo dela na partida.

Pra não ficar no zero, aos 16min31, Nathalia faria o gol de honra de Foz que tem em seu plantel a telemacoborbense Maria Fernanda. 

Fechando a conta e passando a régua, aos 19min10, a artilheira Izabelly marcaria mais um resultando no placar final de 7 a 1.
 

Com o resultado, depois de dois anos sem figurar entre os quatro primeiros, Telêmaco retorna a figurar entre os primeiros repetindo as façanhas de 2012 e 2013 quando conquistou seus primeiros títulos.



A CAMPANHA

equipe telemacoborbense comandada pelo professor Anderson Valério estrou perdendo para Foz por 3 a 2, em partida realizada na terça-feira 24. 

Na quarta-feira (25) jogaram Foz que é o campeão da Divisão B e Curitiba atual campeão da Divisão A com vitoria de Foz o que obrigaria as telemacoborbenses na quinta-feira (26) vencer ou vencer as curitibanas para seguir adiante e o que se viu foi um passeio do time da região dos Campos Gerais. Sem medo de serem feliz golearam as campeãs por 5 a 0 assegurando o segundo lugar do grupo.

Na sexta-feira (27) nas quartas de final, ganhou de Céu Azul por 12 a 1 garantindo a vaga nas semifinais e ontem pelas semfinais sem jogar ganhou de Campina Grande do Sul.


A HISTORIA

Em meados de 2008, Telêmaco Borba começa um ambicioso projeto de elevar o futsal feminino aos primeiros patamares e após dois anos figurando entre os primeiros nas regionais dos JOJUPS e Jogos Abertos do Paraná (JAPS), em 2011 o time conquista o título da Fase Regional disputada em Prudentópolis e neste mesmo ano sagra-se campeão na Fase Final da Divisão B disputada em Campo Mourão.

No ano seguinte, 2012 em São José dos Pinhais debutando na Divisão A desbanca os papões na época e pela primeira vez conquista a medalha de ouro seguindo os passos do time adulto que nos JAPS já havia conquistado o título.

Em 2013 em Umuarama a façanha se repetiu e novamente esteve no mais alto do pódio.

A cidade de São José dos Pinhais sediou  a competição em 2014 e lá, Cianorte quebrou o ciclo sagrando-se campea e Telêmaco Borba sendo vice-campeão.

Nos anos de 2015 não foram realizados os JOJUPS e em 2016, apenas na Divisão B.

Como consequencia destas paralisações a maioria dos municípios deixaram de investir na categoria (sub 17 e Juvenil). Telêmaco que tinha um acordo com a ADTB que mantinha equipes no Paranaenses cortou o apoio e em 2017, na edição que aconteceu em Londrina, no retorno da competição os frutos amargos foram colhidos: a equipe amargou uma sexta colocação.

No ano passado, no recomeço de todo um processo rumo  ao topo, novamente uma sexta colocação na 31ª edição em Toledo.

Este ano, novamente em Londrina, o salto foi grande e o futsal feminino de Telêmaco Borba figura é a única equipe a conquistar três titulos nos últimos dez anos.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (42)9 99093574

Visitas: 132982
Usuários Online: 79
Copyright (c) 2019 - tbesportes