Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
Cidade

CAPS promoverá dia 10 a caminhada em alusão ao Setembro Amarelo

Publicada em 06/09/19 às 18:58h - 678 visualizações

por Assessoria


Compartilhe
   

Link da Notícia:


O CAPS- Centro de Atenção Psicossocial de Telêmaco Borba desenvolverá no dia 10 de setembro, terça-feira, uma caminhada com o tema Setembro Amarelo. “Trata-se de uma mobilização que servirá de alerta a população com relação a prevenção de suicídio”, explica a coordenadora do CAPS, a terapeuta ocupacional, Cristina Antunes de Almeida.

Segundo ela, o momento será oportuno para distribuir folders de orientações com relação ao tema e a participação da população em participar do ato e das ações é fundamental.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a única causa de mortalidade que não teve redução no número de casos nos últimos 50 anos. Porém, mesmo que o assunto ainda seja tabu, a divulgação de informações sobre o tema é uma das principais formas de combater o problema.

A campanha Setembro Amarelo, criada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), tem o intuito de conscientizar sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar toda a população sobre o assunto.

Os dados são alarmantes. Segundo o CVV, 32 brasileiros se suicidam por dia no país, taxa superior às mortes causadas por câncer e Aids.

De acordo com a OMS, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. E, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos de idade, com mais de 800 mil casos por ano em todo o mundo.

“E para alertar e conscientizar a população sobre este assunto é que o CAPS desenvolverá esta caminhada. Reiteramos o convite a toda população a reunir-se conosco. A concentração dos participantes será no CAPS, sito a Avenida Ozório de Almeida Taques, 126 às 9 horas, solicitamos aos participantes utilizarem camiseta amarela”, reforça Cristiana.

Atenção para os contatos úteis que a população poderá solicitar ajuda em caso de depressão e desejo de suicídio.

 Contatos telefônicos para buscar ajuda:

Centro de Atenção Psicossocial – 3904-1486/3904-1824

Unidades Básicas de Saúde – Buscar a UBS mais próxima no seu bairro

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - 192

Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (42)9 99093574

Visitas: 132987
Usuários Online: 79
Copyright (c) 2019 - tbesportes