Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019
Brasil

Paraná registra dois novos casos de Sarampo em uma semana

Publicada em 14/09/19 às 05:54h - 195 visualizações

por Paraná Portal| Francielly Azevedo


Compartilhe
   

Link da Notícia:

O Paraná registrou dois novos casos casos de sarampo em uma semana, agora são nove, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), divulgado nesta quinta-feira (12). Na semana passada eram sete casos da doença.

Os dois novos casos são de moradores de Curitiba: um homem de 33 anos e uma mulher de 19 anos. Conforme a Secretaria, os dois estiveram recentemente em São Paulo.

Ao todo, o Paraná soma 125 notificações da doença. Destas, 18 casos já foram descartados e 98 estão em investigação, além dos nove confirmados. O levantamento inclui todas as ocorrências notificadas ao Estado até terça-feira (10). Dos casos confirmados, oito têm como fonte provável de contaminação o estado de São Paulo e um o estado de Santa Catarina.

Segundo a SESA, o monitoramento foi iniciado pela Divisão de Vigilância das Doenças Transmissíveis da secretaria no final de agosto, quando os primeiros casos da doença foram confirmados pelas análises laboratoriais.

Vacina

A forma mais eficaz de prevenir o sarampo é com a vacina. O medicamento está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde do Estado. Além de imunizar contra a doença, a tríplice viral protege também contra a rubéola e a caxumba.

A “dose zero” é aplicada nos bebês com idade entre 6 meses e menores de 12 meses, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, todos devem receber a dose da vacina tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses. Pessoas com idade entre um e 29 anos precisam ter duas doses de vacina e, acima desta faixa, até 49 anos, é necessário ter uma dose.

Quem tiver dúvidas, deve procurar uma unidade de saúde com a carteira de vacinação em mãos. Quem não tiver a carteira também pode ir até uma unidade.

Sarampo

O Sarampo é uma infecção viral, aguda, altamente contagiosa, transmitida por via aérea, através da fala, espirro, tosse e respiração. Pode acometer todas as faixas etárias suscetíveis, tendo maior gravidade nos extremos de idade. O vírus do sarampo trazer complicações como encefalite, meningite e pneumonia.

Os principais sintomas da doença são febre, alta acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo e mal-estar. Entre o terceiro e o quinto dia de infecção aparecem as manchas vermelhas pelo corpo.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (42)9 99914781

Visitas: 118589
Usuários Online: 59
Copyright (c) 2019 - tbesportes